Loading
Busca
Editar

Editar

Contribua

 
EditarExcluir
Editar página/adicionar conteúdo
 

Nosso Relacionamento com Deus:

Como Filhos

EditarSubirDescerExcluir
Bloco de texto
 

4ª Parte: RELACIONAMENTO COM DEUS, COMO FILHO

Deus é Criador de tudo quanto existe. Logo, você é Sua criação. Mas filho de Deus, só é aquele que é gerado pela Sua semente.

  • Para que surja um filho, torna-se necessária a união da semente do homem ao óvulo da mulher. Há muitas crianças no mundo, mas o que determina quem é o pai de cada uma delas, é a semente que a gerou.
  • Deus também tem semente. Ela se chama “Palavra de Deus”. Nela está Sua vida. A Palavra veio à terra como homem. Logo, a semente de Deus é uma pessoa. Ela se chama Yeshua ( Jesus em hebraico), que quer dizer “Jeová é salvação”. Confira em João 1:1-5,10-14.

I) O MÉTODO DE DEUS

  • A vida de tudo quanto é vivo e se reproduz está em sua semente. Na semente de uma laranja está uma laranjeira; na semente de um abacate está um abacateiro; na semente do homem pecador está outro pecador.
  • As palavras de Deus são sementes. Nelas está o poder da vida. É por isso que Deus criou os mundos pela Sua Palavra (Hebreus 11:3).
  • A Palavra de Deus produz exatamente o que ela diz. Na palavra luz, está a luz; na palavra salvação, está a salvação; na palavra libertação, está a libertação; na palavra paz, está a paz.
  • O que Deus fala vem à luz, porque Suas palavras são sementes. É por isso que Jesus declarou: as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. (João 6:63).
  • Mas para que a vida, que está na semente, venha à luz, outro elemento se faz necessário. As sementes das plantas precisam da terra; as sementes dos animais precisam da fêmea; a semente do homem precisa do óvulo materno; a semente de Deus precisa do Espírito de Deus.
  • Na criação, Deus falava a palavra no caos e o Espírito cobria a Sua palavra. Da união entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo, tudo veio à luz. – Gên.1
  • E aqui está o método de Deus: Da união entre a Palavra e o Espírito, vida é gerada. Veja Ezequiel 37:1-14.

II) O FILHO DE DEUS

  • Deus formou Adão, mas ele recebeu em seu espírito uma outra semente: a palavra de Satanás, e tornou-se seu filho. Deus, porém, prometeu que traria à terra um outro Filho, Sua semente, que quebraria a aliança que Satanás fez com o homem (Gên.3:15).
  • Quando chegou o momento do Filho de Deus vir à terra, Ele usou o mesmo método: enviou Sua Palavra a Maria, uma virgem descendente de Abraão. O arcanjo Gabriel foi o portador dessa Palavra: “Darás a luz a um Filho”. “O Santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus”. Por que? Porque a semente que o geraria era de Deus, e não do homem pecador. Mas como poderia a semente “germinar”?
  • O arcanjo explicou: “Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder (virtude) do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra” (Lucas 1:35).
  • Da união entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo, o Filho de Deus foi gerado, no ventre de Maria.

III) JESUS, O FILHO ÚNICO DE DEUS

  • Jesus mesmo declarou: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16).
  • Deus, agora tem um filho na terra. Ele é semelhança do Pai e reflete a glória do Pai. Mas o plano de Deus é gerar outros filhos. Por isso Seu Filho Jesus veio para se fazer filho do homem, tomar sobre si tudo quanto pertence ao homem pecador: seu pecado, doença, maldição, condenação e morte, levando-os à cruz.
  • Naquela cruz estávamos nós, com tudo quanto o pecado nos trouxe. Nós estávamos em Jesus naquela cruz. Nossa natureza pecaminosa estava ali. Morremos com Ele. Fomos seputados com Ele. Ressurgimos com Ele e agora estamos nEle. Rm.6.4 \\\\\\\"Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.\\\\\\\"

IV) JESUS, O FILHO PRIMOGÊNITO

  • Após a ressurreição de Jesus, Ele não é chamado unigênito (único), mas primogênito (primeiro gerado) – Hebreus 1:6. Por que? Porque agora Ele se tornou cabeça de uma nova raça: os filhos de Deus. Ele é a semente de Deus. Ele tem a vida de Deus, e desde que se encontrou com os discípulos, após a ressurreição, e soprou sobre eles o Espírito Santo, o que equivale dizer, a vida eterna, Ele tem se reproduzido em outros filhos. E você é um deles.

V) VOCÊ, UM FILHO DE DEUS – O que aconteceu quando você disse sim a Jesus?

5.1. A semente de Deus foi plantada em seu coração (espírito). Quando a Palavra de Deus foi pregada a você, era um anjo (mensageiro), um semeador, trazendo a semente de mais um filho de Deus – Jesus. Você ouviu falar dEle. Ele é a mensagem, a Palavra que vem de Deus.

5.2. Você disse sim a Deus, como Maria também disse sim. Ela falou: “Cumpra-se em mim, segundo a tua palavra” (Lucas 1:38). Você creu em Jesus. Abriu o coração e disse: “Eu Te recebo como meu Senhor e Salvador”. Era o seu sim que abria o caminho para Deus gerar em você Seu filho.

5.3. O Espírito Santo veio sobre você. Entrou em seu coração e fez com que a semente de Deus germinasse dentro de você e nacesse em seu coração um filho de Deus. A vida de Deus foi gerada, e nessa hora você foi chamado também filho de Deus. Espiritualmente você morreu para o pecado e nasceu para Deus. A vida ressurreta de Jesus brotou em seu espírito e você agora está vivo para Deus. Você pode se relacionar com Ele agora, como um filho se relaciona com seu pai.

VI) A VIDA DE DEUS ESTÁ EM VOCÊ – Veja como o Apóstolo João retrata essa experiência:

  • “Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho... E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (I Jo.5:11-13).

VII) CARACTERÍSTICAS DE UM FILHO DE DEUS – Em suas cartas, o Apóstolo João, fala de várias características daquele que é nascido de Deus. Agora que você é filho e Deus é seu Pai, Ele deseja que você cresça num relacionamento de amor e se torne cada vez mais parecido com o seu irmão mais velho – JESUS!

O Filho se Parece com o Pai: (I Jo.3:2)

O Filho Não Vive Pecando: (I Jo.3:9)

O Filho Pratica a Justiça: (I Jo.3:10)

O Filho Ama Seu Irmão: (I Jo.4:7)

O Filho Crê que Jesus é o Cristo: (I Jo.5:1)

O Filho de Deus Vence o Mundo: (I Jo.5:4)

O Filho de Deus é Guardado do Maligno: (I Jo.5:18 – (I Jo.5:18 – \\\\\\\"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca\\\\\\\". Ponerós ... aptetai - .\\\\\\\"[1]\\\\\\\"ponerós: adj. Pronominal Nominativo Masculino Singular: Mau, Maligno. A palavra refere-se ao mau ATIVO. aptetai: pres.ind.méd. apto com o gen. TOCAR – O verbo denota a tentativa de ferir uma pessoa (agrrando-a, \\\\\\\"Mantendo-a presa no, ou em\\\\\\\" - grifo meu) – O sentido é: Estamos fora do alcance de Satanás. Satanás não pode nos manter presos e nem nos segurar no pecado. Porque somos protegidos por Cristo, em Cristo, por Sua Graça: Rm.6:14]); Jo.20:17 (tocar – não me detenhas) *oito dias depois, Tomé o tocou.

VIII) RELACIONANDO-SE COM O PAI
  • Deus pode ser Deus para o universo inteiro, mas agora, para você, é seu Pai. Sua vida, sustento e proteção vêm dEle. Você vai crescer no relacionamento de intimidade com Ele. Pode atirar-se em Seus braços a qualquer hora e derramar o coração. Você vai conhecer o verdadeiro amor e a plenitude.
  • Poder hoje chegar diante dEle de um modo tão simples, sendo você mesmo, do jeito que você está, reclinar sua cabeça sobre Seu peito e abrir o coração, chorar seus pecados, cantar seus louvores, derramar todo seu amor, gratidão e devoção e dizer: “Paizinho...” é a experiência mais transformadora e confortante da vida. Desfrute esse presente de amor do Seu coração de Pai.

APLICAÇÃO

  1. Gaste tempo, nesta semana, meditando sobre Deus como seu Pai, e comece a se relacionar com Ele como tal.
  2. Desenvolva o hábito de conversar com seu novo Pai ao longo do dia, deixando que Ele faça parte do seu dia a dia. Compartilhe tudo com Ele, sabendo que Ele está sempre com você e sempre disponível.

TAREFA:

Memorize – I Jo.3:1 - \\\\\\\"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.\\\\\\\"

PS: infelizmente não tenho a fonte grega nesta página, por isso não pude transcrever o texto de 1 Jo. 5:18, no original, mas, a mensagem é de fácil compreensão.



[1]- Aland, Kurt, Black, Matthew, Martini, Carlo M., Metzger, Bruce M., and Wikgren, Allen, The Greek New Testament, (Deutsche Bibelgesellschaft Stuttgart) 1983.







 
Editar